Visitante nº:

sábado, 28 de abril de 2012

Depois de muito planejar, eis que...



"Daqui a alguns anos você estará  mais arrependido pelas coisas que não fez, do que pelas que fez.
Então solte as suas amarras, afaste-se do Porto Seguro.
Agarre o vento em suas velas.
Explore
Sonhe
Descubra"

-Mark Twain.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Countdown!

Um pouco da minha vida de EUA


Faltando 6 dias pra a tal planejada e sonhada eurotrip, concluí que dos três (Rene, Isa e eu), sou a menos ansiosa. Será? rs
Essa semana tenho que acertar pequenos detalhes e arrumar de vez minha mochila, colocar em prática todas as informações que reuni e voilá.
Vou tentar postar aqui no blog quando tiver uma pausa das nossas andanças. Pictures, pictures e pictures também!
Quero reunir todas as experiências que eu adquirir ao longo desses dias de viagem e dividir com vocês, mochileiros e futuros mochileiros. Graças a muitos blogs que li, conseguir me organizar melhor e sinto me no dever de ajudar os outros companheiros de aventuras também. Por isso a existência deste blog!

Que Deus abençoe a todos que estarão indo viajar e nos dê momentos de muita alegria!

Beijos,

Meire

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vacinas


Em um post anterior eu disse sobre a importância do seguro viagem. Hoje eu vim falar sobre as vacinas que devemos tomar antes de viajar.
 O Regulamento Sanitário Internacional estipula que a única vacina que poderá ser exigida aos viajantes na travessia das fronteiras é a vacina contra a febre amarela. Então, todos os Centros de Vacinação Internacional devem administrar a tal vacina.
Fui procurar a Anvisa aqui na minha cidade e fui descobrir que no Estado de São Paulo, existem poucos locais. O mais próximo de onde eu moro é o do Aeroporto de Guarulhos. Então pensei em chegar mais cedo no dia da viagem e fazer a validação antes do embarque. Mas a Anvisa não abre nos finais de semana. Portanto, viajantes assim como eu que vão viajar no sábado, domingo ou feriado, ja sabem, antecipem a emissão.
Para agilizar o processo, você pode fazer o cadastro pelo site da Anvisa.
Pois bem, chegando ao posto no aeroporto, um funcionário disse que não era necessário a validação, somente se eu fosse viajar lá pras bandas do Afeganistão, rs. Daí fiquei sem entender e disse que tinha me informado bastante antes, lendo o relato dos mochileiros em blogs e tal. Daí ele me disse que preciso mudar meus informantes.
Mas enfim, eu fiz questão de fazer tudo direitinho pra não ter erro na imigração. Aconselho todos a fazer o mesmo. 

Pra quem mora em São Paulo, os postos da Anvisa estão localizados em alguns aeroportos, hospitais e zonas portuárias. São eles:

Aeroporto de Congonhas e Guarulhos (São Paulo)
Aeroporto de Viracopos (Campinas)
Posto Portuário de Santos e de São Sebastião
CRIE- Hospital das Clinicas









Presente da Sister

Minha irmã me mandou pelo correio, um adaptador universal de tomadas e  cadeados pra minha mochila. Ela mora nos EUA e lá é super baratinho. O adaptador pra Europa é um pouco diferente. As tomadas na Península Ibérica são de 2 pinos redondos, porém eles são mais grossos que os brasileiros. Na França também são 2 pinos redondos, iguais aos brasileiros, mas muitas tomadas têm um pino extra que não é de aterramento, mas para fixar melhor a tomada no seu encaixe. Isso muitas vezes impede o uso das nossas tomadas de pinos redondos. Tomada de 2 pinos chatos, comuns nos EUA e no BR, são muito raras.

Detalhe do envelope, rs
O adaptador e os cadeados

Thank you, sis pelos gifts!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dicas de roteiro no Youtube


Encontrei essa série de vídeos no Youtube, achei bem interessante e vim dividir aqui com vocês. Os videos são feitos pela jornalista Luciana Katahira. Ela viajou para várias cidades da Europa e fez deles um programa dividido em dois blocos cada. Além de contar um pouco sobre cada lugar, ela dá dicas de o que fazer por lá. Confiram: 


Praga:

Londres:

Bruxelas:

Veneza:

Amsterdam

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Seguro Viagem


Esta semana fui resolver alguns assuntos da viagem, como por exemplo o seguro.
O Rene ja tinha feito e me recomendou o GTA. Entao fui na CVC e fiz o meu, com a cobertura de 30.000 Euros, que é o minimo exigido em pelo menos em 27 países da Europa. São eles: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Suécia, Noruega, Islândia, Finlândia, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Malta, Lituânia, Letônia, Hungria, Estônia, República Checa, Suíça, Romênia e Bulgária.
Além do mais sabemos que o Seguro Viagem é importantíssimo e não podemos viajar sem. Eu já precisei usar meu Seguro Estudante nos EUA quando lesionei o meu pescoço ao levantar uma mala cheia de roupas. Imagina ter que pagar por uma consulta dessas? $$$$. A gente nunca pode prever o que pode acontecer, unfortunately. 
Há vários seguros viagens no mercado, mas vale a pena pesquisar qual o seu amigo usou, que fulano indicou e tal. 
Uma coisa importante que a vendedora lá da agencia me disse é que é sempre bom validar o seguro desde o dia do embarque (claro), até o dia da sua chegada. Por exemplo, meu retorno pro Brasil é dia 22 de abril, mas validei até o dia 23 porque já houveram casos de passageiros precisarem usar o seguro numa conexão e o seguro ja tinha expirado.
Pois bem, vou deixar um link muito interessante que eu encontrei na internet. O site é o Tudo sobre seguros. Lá você encontra informações mais detalhadas!

O preço que paguei no meu seguro foi R$198,46 e comprei em uma agencia da CVC aqui na minha cidade.


Meu seguro da GTA


Até o próximo post!


Meire

terça-feira, 3 de abril de 2012

Viajando com eles...

Isadora, Rene e eu

No primeiro post deste blog, eu contei que encontrei minha companhia pra viagem no site do mochileiros.com, o Renê. Mas agora temos mais uma integrante pra nossa euro trip.
A Isadora nos encontrou também no site e em algumas reuniõezinhas pelo skype ela ja decidiu ir com a gente.

O Renê mora em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo e tem 35 anos. Eu moro em São José dos Campos, 90km da capital de SP e mais ou menos 1 hora de onde o Renê mora e também sou a caçula do trio, tenho 26 anos.
Já nos encontramos aqui na minha cidade pra gente se conhecer e colocar alguns planos no papel, decidir alguns dos muitos detalhes da nossa viagem.

Já a Isa, ela é de Vila Velha no Espirito Santo e tem 31 anos. A gente vai se encontrar la no aeroporto de Guarulhos, pois é de lá onde vamos embarcar. Conseguimos todos o mesmo voo, trens e acomodações. O legal ta sendo essa sintonia que nós três tivemos. Muito bom encontrar pessoas legais pra fazer uma viagem com a gente, to muito feliz por isso.

Espero que você, mochileiros assim como nós, encontre boas companhias! Mas caso vá viajar sozinho, não se preocupe. Iremos todos fazer muitas amizades pelo caminho!

Ps: Eu espero que depois dessa montagem horrivel, eles não desistam de viajar comigo, haha!

domingo, 1 de abril de 2012

O que levar no mochilão?


Eu juro que estou pensando na resposta desde que eu decidi fazer essa trip pela Europa.
Eu faço parte dos 99% das mulheres que são exageradas quando o assunto é viajar e colocar o guarda roupa dentro da mala. Se me complico em fazer malas pra ir viajar  imagina então um mochilão? Confesso que isso me tira o sono as vezes, mas vou conseguir, rs.
O google anda sendo meu melhor amigo e graças a ele consegui dicas bem legais que eu vou dividir aqui hoje no blog. Encontrei muitos posts em blogs de mochileiros que descreveram a quantidade de cada roupa que estavam levando e se perguntando se era o suficiente.
Faltando uma semana pra viagem, vou começar a fazer minha mochila...assim vai dar tempo de ver direitinho se estou esquecendo de alguma coisa ou se eu acho desnecessário tirar ou levar algum ítem.
Quero ser pratica, por isso reuni umas idéias pra esse post.

1. A primeira coisa que devemos saber é qual a estação que estará fazendo no país de destino.
Não pense que a primavera de determinado país vai ser igual a primavera do Brasil ou inverno...ou qualquer estação que seja. Um exemplo, moro no norte dos Estados Unidos e o outono de lá, é equivalente ao nosso inverno. Um outro exemplo é o verão de Dubai que faz a média de 50ºC. A dica que eu dou é, entrar no site do Weather Channel, digitar a cidade pra onde você está indo e o mês. Sabendo a temperatura máxima e mínima, voce tira uma média que pode fazer por lá.

Eu estou indo na primavera, dizem que é uma época boa pra viajar por lá. Não vou precisar ficar carregando casacos pesados (apesar de amar o frio), mas nada que me impeça de levar uma blusa quentinha.


2. Outra dica legal é evitar levar roupas estampadas e preferir por cores lisas, onde facilita a troca de combinação das roupas.

Mesmo eu ficando 24 dias fora de casa, não vou levar, 24 camisetas, 24 calças...etc. Percorrer vários países com muito peso não é legal.


3. Tem também a opção de comprar roupas lá fora. Já imaginou voltar com roupas novinhas e pagando mais barato que no Brasil? Mas já pensou também no tempo que você vai gastar nas lojas enquanto você poderia estar visitando lugares legais? Sincronizando o tempo, dá pra fazer as comprinhas sim. Não é o meu caso que moro nos EUA e tenho tudo baratinho por lá também. Claro que as paradinhas pros suvenirs serão inevitáveis. Lembrando que: cuidado com as muitas lembrancinhas e presentinhos. Você estará com pouco espaço pra muita bagagem.


4. Essa quarta dica ainda está em análise pra mim. Viajar com apenas uma toalha por tantos dias não vai dar muito certo.
Então o que fazer:
*Usar a mesma toalha por toda a trip?
*Comprar uma em cada cidade que eu for?
*Alugar as toalhas dos albergues? ( em média $ 3 euros por aluguel)
* Comprar a toalha de alta absorção?

Estou pensando nesta ultima opção. Pesquisei e soube que há duas muito boas no mercado:
- Body Dry da Speedo e da Arena
Em média R$50 reais.
Essa toalha é muito usada por pessoas que fazem exercícios aquáticos. Como o próprio no me já diz, ela tem uma rápida absorção e você não precisa ficar carregando toalha molhada na mochila. Você encontra nos sites e nas lojas de esportes. Eh um pouco cara se tratando de uma toalha, mas acho que compensa mais comprar uma do que alugar várias.
Depois eu conto aqui qual foi a minha decisão final.


5. Quando o assunto é: calçados. Considerando que vamos andar a maior parte do tempo, o tênis ou um calçado confortável é a melhor pedida. Mujeres, nada de salto pra sair caminhando por aí. Pode até ser elegante sair desfilando seus lindos sapatecos, mas convenhamos que não vai ser nada bonito sofrer de dor, mesmo que seja sofrer de dor em Paris.
Como disse no post anterior, não esquecer de levar um par de chinelos. Além de pratico é higiênico, considerando que você vai dividir um banheiro com outras várias pessoas.


6. A ultima dica é: lavar suas roupas na lavanderia. Saí barato e tem em todos os lugares e em alguns albergues. Não tem desculpa pra andar sujinho, ne?

Espero que essas dicas possam nos ajudar!

Até o próximo post!

PS: Mais dicas serão bem vindas! Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma correção, por favor, fiquem a vontade.